Transação comercial online

Uma transação comercial funciona da seguinte forma na internet: O comprador adquire um produto ou serviço inserindo seus dados para faturamento no site de compras desejado e recebe um comprovante de compra.

A forma mais comum de iniciar essa inserção de dados ocorre por meio de um clique sobre o ícone “comprar” ao lado do produto em questão. Após esse clique, o cliente é redirecionado para uma página de vendas, onde deverá preencher um cadastro no site. Nesse cadastro, o cliente informará seus dados pessoais, como Nome, CPF, RG, Endereço, entre outros, além de informar sua preferência de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, paypal, entre outros).

Nem todos os sites de compras possuem várias opções de meio de pagamento. Alguns sites trabalham somente com alguma forma de pagamento específica, como cartão de crédito, por exemplo.

Apesar do método de pagamento por cartão de crédito ser o mais comum da internet, é preciso ter muito cuidado com essa modalidade, pois ao mesmo tempo em que o cartão de crédito é extremamente útil e prático, também é um dos recursos mais vulneráveis e sujeitos a cópia e defraudação de dados, pois a maioria dos bancos permite que uma compra seja efetuada sem a necessidade de uma senha, ou seja, basta que sejam inseridos os dados do cartão (número, código de segurança, validade, etc.) e o CPF do proprietário do cartão que a compra já se torna possível. É sempre útil estar atento à fatura mensal do cartão de crédito, identificando as compras realizadas para garantir que o cartão não foi furtado. Caso tenha observado alguma não conformidade, informe seu banco imediatamente. É de extrema importância que o usuário frequente somente sites confiáveis para evitar esse tipo de dano.

Ao finalizar sua compra, o cliente também opta pela forma de entrega (para produtos físicos) ou imprime um cupom (sites de descontos) para retirar o produto diretamente no estabelecimento. Em caso de produtos digitais, o processo é mais simples, reduzindo-se a um download instantâneo do produto após a confirmação de pagamento.