Cuidado com propagandas enganosas

Infelizmente, muitos sites de compras oferecem propagandas enganosas de seus produtos. Isso ocorre principalmente em sites de compra e venda que permitem que qualquer pessoa oferte seus produtos. Nesse tipo de site, não há como se ter um controle de todos os usuários que ofertam seus produtos, o que abre uma oportunidade para vendedores mal intencionados que prometem um tipo de produto e entregam outro.

Nesse caso, procure analisar a reputação do vendedor. Sites de compra e venda geralmente permitem que os compradores avaliem seus vendedores. Portanto, feche transações comerciais somente com vendedores bem avaliados e qualificados, com um histórico de vários meses ou anos de operações no site. Isso vai ajudar a evitar contratempos. Outra dica é não esquecer de se comunicar com o vendedor. Faça algumas perguntas, tire dúvidas, observe o comportamento do vendedor. Se não houver resposta, ou se a resposta for automática (gerada por robôs), abandone a operação e procure outro vendedor.

Em sites de compras onde o fornecedor é a própria empresa que mantém o site, esse tipo de preocupação não precisa existir. Apenas certifique-se de que os preços informados na descrição da oferta estão de acordo com os preços a serem faturados, incluindo frete e/ou custos adicionais. Caso haja disparidade, contate o fornecedor e esclareça suas dúvidas antes de efetuar a transação.