Blindagem Capilar


blindagem capilarBlindagem capilar é uma técnica criada por especialistas que ajuda na recuperação da fibra capilar.  Em outras palavras ela também é um  procedimento de selagem biológica que fecha as cutículas dos fios de cabelo o que acaba por fortalecer os fios e dar-lhes brilho e resistência. A consequência imediata desse procedimento é um cabelo hidratado por um período muito maior de tempo.  O cabelo fica realmente “protegido” contra novas agressões.

Considerando que nossos cabelos estão constantemente expostos a procedimentos químicos, agentes ambientais como sol, vento e poluição devemos agir contra a fragilidade decorrentes desses fatores procurando procedimentos de blindagem capilar.

Não  há contraindicações para o tratamento com blindagem capilar pois ela  pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo. Os produtos usados para fazer o procedimento  possuem queratina, proteína do trigo e extratos vegetais, e não contêm aditivos químicos agressivos, como o formol.

Faça você mesmo

É Simples: em qualquer loja de cosméticos você vai achar os produtos necessários. Os itens são: uma máscara de hidratação,  shampoo antirresíduos, uma queratina concentrada líquida, em creme ou gel, forte e um leave-in de preferência sua.

Como fazer a blindagem

  1. O primeiro passo é lavar o cabelo e aplicar delicadamente o shampoo antirresíduos. A limpeza precisa ser profunda pois ela abrirá as cutículas e irá retirar todas as impurezas do couro cabeludo. Após, enxágue os fios e retire o excesso de água. Depois passe a máscara de hidratação por todo comprimento do fio , massageando suavemente. Nesse momento o produto vai fechar as escamas dos fios, evitando a quebra. Coloque a touca pela segunda vez e deixe o produto no cabelo por 15 minutos. Enxágue com água abundante e seque o cabelo com o secador.
  1. A queratina:

De preferência  use um pente para que se espalhe de forma completa e contínua. Ela vai suplementar os nutrientes do fio que foi danificado, proporcionando  hidratação e fortalecendo o cabelo. Coloque uma touca térmica e deixe o produto agir por 20 minutos. Enxágue com água em abundância, até retirar totalmente a queratina.

  1. Para terminar o processo de tratamento, coloque o leave-in de sua preferência sobre os cabelos ainda úmido. Ele irá blindar os fios contra o ressecamento e evitar o frizz.

O tratamento deve ser repetido a cada três meses, para fazer a manutenção  da hidratação e  da beleza do cabelo.  A blindagem capilar irá  restaurar o seu cabelo por dentro e por fora, fortalecendo a estrutura e a saúde dos fios, resultando em um aspecto com brilho, hidratação  e maciez.

Manutenção e perfil de quem pode fazer blindagem capilar

tipos de blindagem para o cabeloO procedimento pode ser feito a cada 15 dias. Na estética, o processo dura cerca de uma hora e não irá lhe requerer grandes cuidados especiais. Considerando a sua rapidez, praticidade e eficiência, a blindagem capilar pode ser feita em casa também como mostramos acima. É preciso lembrar que já estão disponíveis no mercado muitas linhas de produtos que respondem a esse objetivo.

Mesmo que você já tenha feito escova progressiva pode fazer blindagem capilar, pois os produtos usados não contêm o componente químico formol e não tem a função de alisar os fios. Se você for analisar o resultado do procedimento poderá dizer que houve um alisamento mas isso acontece  porque as fibras danificadas são reparadas.

O silicone é o grande segredo da técnica, pois durante o tratamento, é ele que sela as cutículas dos fios, deixando-os mais alinhados, prolongando a durabilidade de outros tratamentos, mantendo  a hidratação o equilíbrio e preservando a estrutura capilar.

O resultado final e os cuidados para mantê-lo

O resultado final da blindagem capilar é a acomodação dos fios e a diminuição do volume. O efeito provocado pela blindagem capilar é de 80% ou seja:  mulheres de cabelos ondulados pode fazer o procedimento sem medo algum  de ficar com as mechas lisas.

Uma vez realizada a blindagem, deve-se tomar os seguintes cuidados:

– Evitar a lavagem com xampu anti-resíduos, pois ele remove os produtos da blindagem e o resultado dura menos tempo.

– Lavar os cabelos dia sim, dia não, para blindagem permanecer nos fios por cerca de quatro meses.

Uma boa dica também é utilizar os produtos da Oceanic Cosméticos.

Se ele o cabelo está muito danificado

O ideal então é deixar de fazer outros procedimentos nos fios, como alisamentos, tinturas, chapinhas e escovas.  Quando passar água nos cabelos, use uma quantidade abundante de condicionador para impedir a fragilidade dos fios. Hidrate com frequência o seu cabelo  e evite fazer descoloração ou pintar os cabelos em intervalos curtos, logo após ter feito o procedimento, pois pode aumentar os danos. Se o cabelo ficar quebradiço, com frizz e seco pare de fazer o procedimento e espere o crescimento de novos fios que substituirão o cabelo que estiver danificado. Caso a selagem tenha o objetivo  de também alisar os fios, o mais indicado é que se evite usar xampus de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois eles diminuem a duração do efeito.

Algumas contra-indicações

Quando alguém faz uma chapinha com calor em excesso sobre um fio já danificado isso sensibiliza ainda mais. O calor do aparelho deve se adequar ao nível de sensibilidade dos fios. Fora essas questões a queratina em grande quantidade pode causar endurecimento dos fios, portanto é importante que o procedimento seja feito por um profissional de confiança.

Caso o produto contenha formol muito acima da concentração recomendada pela Anvisa, ou seja, 0,2% do produto. Isso pode causar diversos malefícios a saúde, como queimadura, dor de cabeça, enjoo, vômito, desmaio, descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse, entre muitos outros.

Além disso, alguns profissionais podem errar na hora de fazer uma chapinha. Imagine que esses aparelhos podem atingir uma temperatura de 230 graus Celsius, enquanto os cabelos aguentam no máximo 200 ºC. O estrago é completo. Ao usar a chapinha na temperatura máxima, as fibras capilares são totalmente queimadas e o cabelo fica danificado, mas isso só é notado após um tempo, quando o produto da progressiva  já começa a sair dos fios.

Fontes desse artigo sobre blindagem capilar
Dermatologista Dirlene Roth (CRM-SP 82.712), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Cátia Villela, instrutora do Instituto L’Oréal Professionnel